Home » Colunas, Downloads, Filmes, Helena Paix - Reflexões de uma Pollyanna Militante, Leia

Como diz a Bíblia

Avalie este texto:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,79 de 5)
Loading ... Loading ...
24 agosto 2009 as 12:48 pm 16.092 visualizações 66 ComentariosImprimir este texto Imprimir este texto

forthebiblepor Helena Paix em Reflexões de uma Pollyanna Militante

Bíblia, Deus, Homossexualidade Respeito e Amor: porque eu creio que Deus é maior que tudo, inclusive rótulos.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” Jo 13.34.

Neste texto, falarei sobre duas coisas: sobre o documentário “Como diz a Bíblia” e sobre a crítica do blogueiro Matheus Viana ao livro da escritora lésbica Lúcia Facco.

Como geralmente quem pretende defender ou criticar algo deve minimamente dizer quem é e o que faz, como maneira de fortalecer seus argumentos, digo-lhes que sou formada em Jornalismo, com Pós-Graduação em Comunicação e que sou Mestre em Psicologia. Também morei na Inglaterra e nos Estados Unidos durante alguns anos. Já estudei na Argentina e apresentei trabalhos acadêmicos na Itália. Sou professora, tradutora e escritora. Sou também filha, irmã, amiga, esposa, lésbica e o mais difícil de todos os títulos: ser humano.

Dito isso, se quiseres saber o que tenho a dizer sobre esses assuntos, por favor, continuem a leitura.

“A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.” Salmos 62:12

O DOCUMENTÁRIO: “Como diz a Bíblia” (For the Bible tells me so – 2007) é um filme transformador. Nele, vários estudiosos, religiosos e indivíduos comuns vêm relatar não apenas as suas vivências enquanto cristãos, mas como se deve realmente ler um Livro tão incrível e complexo como a Bíblia.

Feito de forma extremamente cuidadosa, o documentário mostra as passagens da Bíblia que geralmente são usadas contra homossexuais e o que essas passagens na realidade querem dizer.

Não se trata de uma ‘leitura da Bíblia em favor da homossexualidade’, mas de chamar atenção para a verdadeira forma de se ver a Bíblia. O filme nos mostra que um Livro escrito a tantas mãos e pertencente a outro tempo e mundo e, principalmente, tão cheio de metáforas, não pode nunca ser lido de forma literal.

A Bíblia não quer que você mate sua esposa se ela lhe trair, que você arranque as mãos do homem que roubou comida. Se lida literalmente, a Bíblia não conseguirá precisamente cumprir a razão de sua existência: trazer sabedoria e paz aos homens.

O documentário “Como diz a Bíblia” é de extrema importância para que percebamos como é rico esse Livro Sagrado e como depende sim de nós usá-lo de forma que ele possa nos unir e não nos separar.

E eu lanço o desafio: é impossível permanecer o mesmo após assisti-lo.

Imagem de Amostra do You Tube

http://www.youtube.com/watch?v=KR1c53anCW8

“Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.” Salmos 62:6

O BLOGUEIRO: A princípio, confesso, saber dele não me incomodou. Ele teria, claro, todo direito de discordar do trabalho da autora Lúcia Facco. No entanto, resolvi ler as palavras do Matheus Viana. E eu lhes pergunto: desde quando discordar é sinônimo de atacar? Desde quando não gostar ou até não aceitar está ligado com atacar a pessoa em seu nível mais privado e familiar?

Foram esses ataques sem sentido ou mérito à escritora Lúcia Facco que me fizeram decidir por escrever este texto.

“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Lv 19:18

Quem é escritor, sabe: palavras bem construídas são como armas, podem ser usadas para o bem ou para o mal. No entanto, o uso dessas palavras, bem como o uso do nosso tempo, define cada um de nós.

Eu, como ser humano, me pergunto como pode alguém usar das palavras de Deus para incitar o ódio e o preconceito.

Como pode alguém que minimamente conhece a história de Cristo – sim, esse mesmo Homem que defendeu as prostitutas e os ladrões e os deficientes e os pobres e QUALQUER minoria oprimida e não entendida ou respeitada pelos demais, como pode alguém se atrever a dizer que em nome de Cristo esses ou aqueles são pecadores?

Juro que não entenderei jamais.

Não entendo como qualquer religião ou pessoa religiosa pode incentivar que diferenças sejam atacadas, que o próximo NÃO seja amado, que pedras, meu Deus, que pedras sejam atiradas sempre e a cada vez que não se concorda com o estilo de vida de alguém.

Penso que Deus é um Ser incrível, grande demais, grande demais até para que possamos entendê-Lo, para que possamos interpretá-Lo dentro da nossa tão limitada percepção!

Como podem seres limitados, como nós humanos, ousarem dizer que entendem ou sabem como pensa um ser ilimitado como Deus?

Não.

Não é assim que funciona.

Deus fala sim através de nós.

Somos sim filhos de Deus.

Mas somos TODOS filhos de Deus.

E a Bíblia é um Livro escrito por homens. Escrito com a limitação de toda e qualquer ação humana: ela está sujeita a códigos lingüísticos, está sujeita ao tempo de que fez parte, está sujeita à cultura que a originou e, a mais perigosa de todas as sujeições: está sujeita à mentalidade de quem a lê.

Imagem de Amostra do You Tube

http://www.youtube.com/watch?v=xaiDzynEFQg

Não ouso dizer que Deus pensa como eu.

Mas, honestamente, se eu fosse supor algo em relação a Deus, eu suporia que Ele é maior que qualquer rotulação. Eu suporia que Deus não interpreta as coisas como a minha mente limitada interpreta.

Eu suporia que Deus é gigante o suficiente para ver quem é bom ou mau por suas ações para com os outros, por seu crescimento ao longo do tempo passado na Terra.

Eu suporia dizer que Deus, como meu Pai, me ama exatamente como eu sou.

“Cada um fique na vocação em que foi chamado.” Coríntios 7:20

E quanto aos meus irmãos em Cristo, eu digo o mesmo que digo para os meus irmãos biológicos: Se preocupe em ser feliz, se preocupe em usar bem o tempo que lhe é dado. Se preocupe em dar a mão a quem precisa.

Nossas mãos não foram feitas para atirar pedras.

Nossas mãos foram feitas para segurar outras mãos.

E se há algo constante na Bíblia, é justamente a noção de amor e respeito ao próximo.

Isso sim a Bíblia diz claramente.

~~

Um adendo: os meus PARABÉNS e admiração à escritora Lúcia Facco. Por ser pioneira, por levantar uma bandeira que é de todas nós, por ter tido a coragem de lançar uma semente de mudança no mundo.

Ficha Técnica:
Título Original: Como Dizia a Bíblia (For the Bible Tells Me So) / Gênero: Documentário / Duração: 95 Min. / Direção: Daniel G. Karslake  / Ano: 2007
Elenco: Stockard Channing, Ellen Muth, Kelly Rowan, Jenny O’Hara, RuPaul, Noah Fleiss

Download do filme em RMVB Legendado:

[ Megaupload ]


Leia Também:

66 Comentarios »

  • Thais disse:

    Então né.
    Dizer mais o q?
    Helena falou TUDO.

    Bravo!

  • Ariane disse:

    Parabéns, Helena. Perfeito o seu texto.

    “Eu suporia dizer que Deus, como meu Pai, me ama exatamente como eu sou.”

    Lindo. texto recheado de emoção… falou, para alem das analises sistematizadas, com o “coração”. perfeito.

  • Lays disse:

    Oi!
    Todos os blogs evangelicos fazem comentários hilários sobre tudo que é “errado”, se formos parar para criticar cada um deles não vai dar certo. Não que eu acho que seja certo não fazer nada, ok?
    Sobre a bíblia, eu não sou uma pessoa boa para comentar, cada um da vida ao que pensa sem ela ou com ela. Ficou confuso? Se você acha homossexualidade, só por exemplo,errado, vc vai achar um capitulo que diz que é errado, se você acha nosense ser pecado você vai achar algo para fazer que não seja.
    Eu não tenho uma religiosidade(?) fervorosa (não tenho na verdade), não é dá minha natureza, mas eu acho que se existisse um deus e ele fosse realmente um ser super sabio, a última coisa que ele ia querer saber é que transa com quem, porque quem gosta disso é fofoqueiro de plantão. Minha humilde opnião.
    Aproposito só um comentário o texto é muito bem escrito e o documentario interessante, obrigada pela indicação.
    Beijos a todas.

  • Ca disse:

    “Nossas mãos não foram feitas para atirar pedras.
    Nossas mãos foram feitas para segurar outras mãos.”

    É só isso, e mais nada precisa ser dito ou compreendido.
    Se apenas amássemos, não haveria espaço para o ódio, rancor ou agressão…é simples como a próprio mestre disse:

    “Ame ao próximo como a ti mesmo.”

    Mas vem daí exatamente o problema:

    Aqueles que não amam nem a si mesmos são aqueles que irão odiar o próximo, infelizmente.

  • Li disse:

    Muito bom o texto. O problema aqui é que nós todos devemos reconhecer que a Bíblia foi escrita com um propósito: PROPAGAR uma fé.
    Se o objetivo da Bíblia fosse apenas dizer que o que importa mesmo é o amor e o respeito entre as pessoas, ela nem deveria ter sido escrita. Qualquer um pode escrever isso em duas linhas.
    Temos de entender que este livro serve como a base de uma fé. Ele tem muitas metáforas, isso todos sabem. Mas ao mesmo tempo em que ele fala em amor, há tbém passagens claríssimas dizendo que um homem não DEVE JAMAIS se deitar com outro homem, assim como uma mulher que deita com outra mulher esta cometendo um pecado GRAVÍSSIMO. Assim como tbém há passagens dizendo que aqueles que não veem Jesus como o filho do Homem NÃO terão um lugarzinho no paraíso (coitado dos judeus! rsrsrs; estou falando aqui do Novo Testamento).
    A Bíblia serve para propagar dogmas. FATO. Quem não acredita nesses dogmas que continue acreditanto em Deus. Eu não entendo por que dar tanta importância para algo que você não acredita.
    Digo mais, a Igreja Católica está mais que certa de ser contra o uso da camisinha e contra a homossexualidade. Se ela começar abrir exceções os seus dogmas cairão, e a própria igreja. Como cobrar de um bispo, padre ou Papa que ele inicie a derrocada de sua própria instituição? Não concorda com eles? Retire-se! Simples assim.
    Religião é isso: um conjunto de regrinhas, baseada ou não em coisas verdadeiras. Se você não é capaz de segui-las, então viva a sua vida e pronto.
    Mas que há na Bíblia várias passagens condenando a homossexualidade há. E o fato de o amor ter sido mencionado antes ou depois dessas passagens não significa que eles, os que escreveram o livro (não Deus), deixaram de condenar esse “pecado”.
    Graças a Deus eu não sigo nenhuma religião.

  • Fernanda C. disse:

    Respeito e altruísmo, todo ser humano deve ter.!
    Para vivermos em harmonia, devemos aceitar as diferenças.

    Adorei ler-te.
    Bju na Alma.

  • Bianca disse:

    Olá!
    UAU! Parabéns Helena pelo texto! Arrasou!

    Sempre achei que a Bíblia não foi escrita para afastar as pessoas e sim para uni-las independentemente das diferenças de cada pessoa. E que a única e MAIOR vontade de Deus pra nós é que amemos uns aos outros e pratiquemos o amor!

  • Ana P. disse:

    É isso ai, nessas horas eu fico muito alegre por saber que existe pessoas que não descartam a Bíblia, mas à interpretam do modo correto.
    Eu sempre pensei que a famosa frase da Bíblia:
    “Amai a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo”
    É um grande pleonasmo como ‘subir para cima’.
    Porque quando você ama o próximo, você esta amando a Deus, porque ignorante é a pessoa que pensa que Deus habita somente no ‘céu’, Deus não habita somente no céu mas em todos os lugares e em todas as pessoas e na natureza.
    Então penso que a partir do momento em que você respeita as pessoas a natureza você esta respeitando a Deus!!!

    Excelente texto!
    Helena esta de PARABENS!!!

    bjs…

  • Isa disse:

    As pessoas ficam tão presas a rótulos q se esquecem q o tema central da bíblia é o amor, quando vc pratica o amor, os outros mandamentos são cumpridos por consequência.

    Todas as vezes que algum ato na bíblia eh condenado e chamado de pecado, nada mais é do que ausência do primeiro mandamento, o amor!
    As pessoas tem mania de complicar coisas tão simples né? Aff

    Eu amo seus textos, eu sei, eu sempre digo isso, mas é verdade! ¬¬’
    Bjooo!

  • Cissa disse:

    Nossa,falou tudo,muitas pessoas julgam assim,e muita igrejas por ai tbm,que dizem que serão queimados no fogo do inferno e tals, achei tudo isso muito lindo *-*

  • belisa disse:

    Isso diz muito….Eu suporia que Deus é gigante o suficiente para ver quem é bom ou mau por suas ações para com os outros, por seu crescimento ao longo do tempo passado na Terra.

    E eu não ouso contrariar o argumento de Helena…rs. Concordo plenamente com o que foi colocado, que é preciso saber interpretar a bíblia em sua forma de defender o amor e o respeito pelos próximo.
    Parabéns pelo texto, Helena. E, sendo repetitiva, sou grande admiradora de seus textos e sua forma de pensar.

    Beijos!

  • DS disse:

    Muito bom o texto. Só que o problema aqui é que nós todos devemos reconhecer que a Bíblia foi escrita com um propósito: PROPAGAR uma fé.
    Se o objetivo da Bíblia fosse apenas dizer que o que importa mesmo é o amor e o respeito entre as pessoas, ela não seria composta por vários livros. Ou seja, o intuito não foi apenas falar de amor.
    Os judeus começaram com isso, mas eles não quiseram sair pelo mundo para espalhar a fé deles (eles são centrados demais para isso). Aí surgiu um fato real (ou inventado) e iniciou-se a Nova Ordem. Os cristãos tinham como principal objetivo espalhar a fé cristã dizendo que o Cristo aqui esteve para nos salvar, e que eles eram seus representantes na Terra. Surgi assim o Novo Testamento.
    Realmente há muitas metáforas nos livros da Bíblia. Mas ao mesmo tempo em que ela fala em amor, há tbém passagens claríssimas dizendo que um homem não DEVE JAMAIS se deitar com outro homem, assim como uma mulher que deita com outra mulher esta cometendo um pecado GRAVÍSSIMO. Há tbém passagens dizendo que aqueles que não consideram Jesus como o filho do Homem NÃO terão um lugarzinho no paraíso (coitado dos judeus! -rsrsrs- estou falando aqui do Novo Testamento). Afirmação nada, nada democrática.
    A Bíblia serve para propagar dogmas. Quem não acredita nesses dogmas que continue acreditando em Deus, se não quiser acreditar não há nenhum problema nisso. Eu não entendo por que dar tanta importância para algo que você não acredita.
    Religião é isso: um conjunto de regrinhas. Cada um faz as suas para se diferenciar dos outros. Se você não é capaz de segui-las, então viva a sua vida e pronto.
    É por isso que não se discute religião. Como discutir dogmas e metáforas?

  • DS disse:

    Só para terminar: É lógico que Deus não tem nada a ver com os livros sagrados. Quem escreveu e modificou os livros foram os homens. Eles apenas usaram o nome de Deus.
    E digo mais, se o homem não tivesse tanto medo do desconhecido, nem mesmo e ideia de Deus existiria, não como a concebida pela maioria.

  • Tatiana Monteiro disse:

    Helena, ler seu texto fez-me um enorme bem.
    Somos seres humanos acima de tudo, cada um tem sua forma de pensar. E a forma de pensar, a maneira de impor o que pensamos jamais deve ser atacando ou depreciando tanto a imagem pessoal quanto profissional das outras pessoas que também são seres humanos.
    Parafraseando um pouco você, Helena, e até mesmo resgatando um pouco de um texto que escrevi ainda em minha adolescência: “páginas que trazem como símbolo as rosas, rosas de amor e com amor”, assim sejam as nossas mãos que foram feitas para segurar outras mãos e não para atirar pedras.
    Lembro-me também do que ouvi de uma professora enquanto ela dava aula em meu colégio após um episódio acontecido em minha turma: “quando você aponta um dedo dizendo que seu irmão é culpado, lembre-se de que um dedo é apontado para ele e, pelo menos outros três, voltam-se para você mesmo”.
    Helena, seu texto não tem o que tirar e nem pôr, muito menos precisa de complementos.
    E ao trabalho da Lúcia Facco, a quem tive oportunidade de conhecer pessoalmente no Rio de Janeiro por ocasião justamente do lançamento de seu livro “Era uma vez um casal diferente”, meu imenso carinho e respeito, pois como você também disse, ela teve a coragem de lançar a semente de mudança no mundo!
    Beijos!

  • Yaya disse:

    Aplausos, de pé!

  • Lúcia Facco disse:

    Muito obrigada a tod@s pelas palavras. Um especial agradecimento à autora do artigo pela análise sensível dos “desígnios de Deus”, que é parecida com a minha, que, por sua vez, coincide com a leitura oriental desta entidade: se para o Ocidente Deus é pai, que nos ama, mas nos castiga, para o Oriente, Deus é mãe, que nos ama, ponto.
    Pobres daqueles que vivem aterrorizados com a idéia de pecado e o inferno a roer-lhes os calcanhares diante de qualquer deslize. Felizes os que, como eu, amam a Deus como criador, amigo e mãe bondosa e doadora de amor, carinho e compaixão.
    Outro agradecimento especial à Tatiana Monteiro, pela amizade e delicadeza com que sempre me trata.
    Um grande abraço a tod@s.

  • Prof. Carlos Silva disse:

    Olá!
    Que a Paz e a Graça de Jesus Cristo sejam com todos que Amam e aguardam a vinda dEle!!!
    Amem ou Misericórdia?
    Pois bem Helena, se é que você me permite estarei comentando o texto COMO DIZ A BÍBLIA, assinado por você.
    Quero dizer que “um novo mandamento vos dou: que vos AMEIS uns aos outros; como eu vos AMEI a vós, que também vós uns aos outros vos AMEIS” (Jo 13:34).
    Esse versículo se completa com o próximo: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (V.35).
    Aqui não ouvimos Jesus falar de AMOR de homem e mulher – ou seja, de casal. Ou até mesmo de mãe para filho – Amor maternal, mas um AMOR diferente de tudo que já vimos, um AMOR ESPIRITUAL. Um Amor igual ao do meigo Nazareno (1 Jo 3:16) a bíblia chama também de Amor de Irmão –“Ame cordialmente uns aos outros com AMOR FRATERNAL”(Rm 12:10). A Bíblia também diz que: “Aquele que Ama a seu irmão está na Luz, e nele não há ESCÂNDALO” (1 Jo 2:10). Você há de concordar comigo que AINDA duas pessoas do mesmo sexo tendo um Amo de Casal é um Escândalo. E daqui a algum tempo com certeza, não vai ser mais um Escândalo. Mas, mesmo assim, será antibíblico, pois na Gênesis, no Começo, Deus criou o Homem e disse: “Não é bom que o homem esteja só… por isso, deixa o HOMEM pai e mãe e se une à sua MULHER, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2:18-24). Jesus diz no novo mandamento que: “A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher” (I Co. 7:10). A bíblia não fala que a MULHER deve respeito a sua ESPOSA e nem que o HOMEM ou seu MARIDO, mas diz que a MULHER deve respeito ao seu MARIDO e o HOMEM deve respeito a sua ESPOSA, sempre se referido a HOMEM e MULHER COMO CASAL.

    Concordo com você (estou te chamando de você dês do início, para que esse comentário seja visto como um comentário formal caso não goste seja feita a vos as mesuras merecidas) em relação ao tópico do BLOGUEIRO, discordar é o direito conquistado por nós, hoje não existe mais ditadura explicita, sabemos que a implícita existe. Mas não vim aqui para falar de ditadura, talvez da próxima vez, devemos respeitar o direito do próximo. Talvez ele não tivera vigiado e caiu da sua torre de vigia, e acabou esquecendo dos maiores dons que Deus nos deu que é o dom de Amar!
    Perdoa-a, pois ele não sabe, quero acreditar que seja isso, que servir a Cristo não é por força nem por violência, mas por Amor Àquele que deu a sua vida por TODOS nós, Jesus Cristo.
    Lembra o versículo que você citou “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19:18). Faça isso e vai ser sentir muito melhor, agora quando você diz que: “como pode alguém se atrever a dizer que em nome de Cristo esses ou aqueles são pecadores?” Eu digo, EU POSSO. Porque EU SOU UM PECADOR, o apostolo querido de Jesus, João, não o batista. Diz em uma de suas cartas o seguinte: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (I Jo 1:8). Mas no verso seguinte diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. É por isso que tenho conhecimento suficiente para fala no nome de Jesus que Ele abomina o pecado mais Ama o Pecador; e você tem razão quando diz que Deus Te Ama como você é, mas Ele não quer que andemos segundo a Carne, mas segundo ao Espírito (Rm 8:4). O Espírito Santo convence plenamente o homem – não digo sexo, mas ser humano – das realidades espirituais do Evangelho, especialmente no que diz respeito ao PECADO, à JUSTIÇA e ao JUIZO DIVINO.
    Não sou eu e nem ninguém, que vai te testificar essas coisas, mas sim o Espírito Santo, pois é Ele que nos faz entender a Palavra lida e ouvida, para que nós venhamos crescer e se fortalece na VERDADE QUE LIBERTA!
    Faço agora suas palavras as minhas: “Nossas mãos não foram feitas para atirar pedras, nossas mãos foram feitas para segurar outras mãos”.
    E se há algo constante na Bíblia, é justamente a noção de amor e respeito ao próximo.
    Deus nos Abençoe e nos livre de todo Mal!
    Prof. Carlos Silva – Ensinar é preciso!
    http://ensinarpreciso.blogspot.com/

  • Tati disse:

    Simplesmente: DI-VI-NO!!

  • Michele disse:

    A biblia é clara com relção a homossexualidade, nenhuma releitura é capaz de amenizar isso. Não adianta buscar na bíblia provas de amor e ternura para com todos, p no fim tentar dizer que o Deus da bíblia é pai de todos, inclusive de homossexuais.

    Querer acreditar num Deus amoroso, bondoso, pai (ou mãe) de todos os seres da Terra é uma opção que vc tem, mas não pode ser baseada no estudo da bíblia, ou de qualquer interpretação dela, pq a bíblia é claríssima, só tem a benevolencia de Deus, aqueles que FAZEM A VONTADE DELE, vontade essa descrita na bíblia, onde lemos inclusive que é pecado homem se deitar com homem e ponto final.

    Agora meu conselho carinhoso, ame a Deus, acredite nele na forma que for mais plausível, cultive sua espiritualidade, mas não queira dizer que o Deus da bíblia amará vc, mesmo sendo homossexual, pq não vai. A bíblia é um livro cheio de dogmas, um jogo cheio de regrinhas literais ou não e vc não tem como vc participar de um jogo com outras pessoas fazendo suas próprias regras, vale o que já foi estabelecido.

    Comprem outros jogos, leiam as regras antes de começar a participar, escolham aquele que vc pode participar de forma plena, livre.

    Temos que abrir nossas mentes! Eu estou tentando abrir a minha, depois de anos e anos de estudos sobre a bíblia.

  • Luna disse:

    um bom começo para este meu comentário está aqui: 6:18 do video.
    o primeiro passo para se ter uma discussão saudável para o assunto reside na capacidade que uma pessoa tem se expressar usando suas próprias palavras. Sem querer desrespeitar a palavra de Deus, apenas citá-las, para mim, não significa saber o que elas verdadeiramente querem dizer.

    Acho que posso falar bem sobre o assunto pois ainda que não tao fervorosamente fui criada no cristianismo e seguindo todos os dogmas e ouvindo que isso ou aquilo era pecado. fui batizada, fiz comunhão, casei-me na igreja, batizei meus filhos lá. Deus sempre esteve ao meu lado até então, mas um dia ‘resolvi’ ser lésbica e aí ele ficou ‘de mal’ de mim? As pessoas que esbravejam e citam Deus como se fossem ‘donas’ de Sua palavra devem achar que sim né?

    eu poderia ficar horas aqui falando do assunto e poderia usar várias versões, como mulher, como uma pessoa de fé, como mãe, como uma pessoa com um QI não de gênio, mas considerável para conduzir uma argumentação, como ser humano, como lésbica, como tradutora da maioria dos documentários sobre a Bíblia que vemos na tv a cabo, como leitora da Bíblia, mas até que ponto isso tudo vale a pena? Até qdo vamos ter que nos defender – sejamos hetero ou homosexuais – de pessoas que usam a Bíblia para incitar palavras de ordem contra aqueles que são diferentes delas? e até qdo as pessoas vão ser tão radicais e se esquecer que toda a Bíblia pode ser resumida em simplesmente uma palavra? E essa palavra é: AMOR…

  • Lúcia Facco disse:

    Acho bastante interessante essa discussão sobre a bíblia. Aqueles que pautam a sua vida em função deste livro, dizendo que é o único que contém a verdade, ignoram os milhões de habitantes deste planeta que não o seguem. Muitos por discordarem de suas idéias; muitos por terem suficiente conhecimento sobre História e Literatura para saberem que foi escrito (ou pelo menos traduzido) por homens com suas crenças e ideologias, portanto sendo sujeito a diversas interpretações; alguns ainda por simplesmente desconhecerem suas linhas (como os Hindus, os Muçulmanos, os Hare Krisnhas, os Budistas, Taoistas, Xintoístas etc, etc e etc). Segundo os seguidores fervorosos da bíblia, todos esses seres estão condenados a um tenebroso inferno, pois, como crêem eles, a salvação está apenas em Jesus.
    Considero um bocado pretensiosa essa ideia. Mas, cada um tem o direito de pensar como quiser, viver como quiser, contanto que respeite a individualidade de cada um.
    Neste ponto, encerro a minha participação nesta discussão por vários motivos: primeiro, porque sei que é impossível mudar o pensamento de pessoas fundamentalistas; segundo porque minha vida é bastante atribulada (não por ter que participar de orgias, ritos satânicos ou cursos sobre como “converter” crianças inocentes à “terrível homossexualidade”), mas simplesmente por ter que trabalhar, cozinhar, cuidar da minha família, dos meus bichos, meditar, sair, ouvir música, namorar, ser feliz); terceiro porque tenho a mesma convicção de Mario Quintana em seu maravilhoso Poeminho do contra / Todos estes que aí estão / Atravancando o meu caminho, / Eles passarão. / Eu passarinho!
    Abraços a tod@s.

  • Helena disse:

    Queridas, obrigada pelos comentários daqueles que entenderam a real função desse texto: o de respeitar o outro como SER HUMANO.

    Obrigada, Lúcia Facco, pelos comentários tão sóbrios e com os quais concordo plenamente. Razão pela qual também não ficarei aqui tentando mostrar o outro lado da moeda a quem não quer ver.

    Uma coisa digo porém em resposta ao Prof. Carlos Silva: àqueles que crêem em sua verdade como a única possível existente, de que adianta argumentar?

    Lhe asseguro que quando sairmos deste plano físico, e uma sabedoria não-corporal finalmente nos inundar, saberemos quem soube ver a vida pelos olhos da alma, e não do corpo.

    No mais, meninas, muito obrigada pelo carinho e apoio sempre!
    Que sigamos fortes e apoiando umas às outras.

    Temos boas agricultoras de um mundo melhor por aí, como a autora Lúcia Facco e tantas outras que lutam por uma causa que é de todas nós.

    Bjos!

  • Del. (author) disse:

    As pessoas que vem aqui pregar a Bíblia sem ao menos ter visto o filme, ou pelo menos o videozinho do West Wing que foi colocado dentro do artigo, não merecem a menor consideração pois não estão discutindo a questão em sua totalidade.

    A crítica do filme é justamente que muitos cristãos tomam a Bíblia literalmente e fora do contexto atual em que vivemos.

    Ninguém está dizendo que ela aprova a homossexualidade, mas que existem mandamentos maiores como o da supremacia do amor ou coisas positivas que uma religião, seja ela qual for, realmente deve exaltar.

    Se for pra Bíblia ser tomada literalmente, como o vídeo do West Wing mostra, vamos matar também todo mundo que come carne de porco e executar todas as coisas sem sentido atual pregadas dentro do livro sagrado, que não são poucas.

    Acho engraçado que não vejo nenhum fanático militando a favor desses mandamentos sem sentido, mas contra a homossexualidade eu vejo vários, pois utilizam a Bíblia para embasar seus sentimentos mesquinhos e seu ódio sem sentido de pessoas mal amadas.

    Quer argumentar? Argumente contra os pontos que o filme aponta e não com base no seu fanatismo.

    Do contrário só vão ter minha pena como pessoas limitadas que são e jamais o meu respeito!

  • Paula disse:

    Eu acho que as pessoas têm de parar de tentar discutir a Bíblia: não sei aonde falaram no perdão, não sei em qual parte falaram em amor, em tal parte condenaram os homossexuais, em tal parte falaram que você pode comprar escravos. Quando isso acontece, estamos tentando, de uma certa forma tbém fazer interpretações. Dois grupos tentando interpretar um mesmo livro.
    O mais fácil na minha opinião, é deixar claro o seguinte para aqueles que acham que a Bíblia e o livro de Deus: Os livros sagrados foram escritos por HOMENS, foram escritos e modificados ha milhares de anos atrás com base na realidade da época. Deus não ditou as palavras, Deus não ditou todo o texto.
    E aos que acham que a relação homossexual é condenada por Deus pois não há procriação, eu sugiro aos crentes que só façam sexo com esse intuito.
    Eu conheço vários crentes que estão casados há vários anos e ainda não tiveram filhos. Essa história de que é contra a natureza me faz rir. E o crente que se casa e só tem dois filhos, não está indo contra a natureza? Por que não ter 15, 20 filhos então? Por que barrar a natureza?

  • lorena yamajak disse:

    Tudo oque eu acho a respeito disse se define em duas frases que foi escrita no texto.

    Nossas mãos não foram feitas para atirar pedras.

    Nossas mãos foram feitas para segurar outras mãos.

    Parabéns Helena.

  • Luiza disse:

    Enquanto isso…

    - Crianças e adolescentes são estupradas/violentadas(os) e/ou têm o corpo explorado diariamente pela prostituição.
    - Pessoas matam e explodem pessoas “em nome de Deus e da Fé”.
    - Pessoas subcategorizam pessoas por uma diferença de cor da pele, sexo, religião e local de nascimento(índios, latinos, africanos, árabes,nordestinos, negros, etc).

    Aí eu pergunto aos nobres cristãos: Onde estão vcs para defenderem nossas
    crianças?
    Onde estão vcs para aceitar o pensamento divergente e respeitar a opinião alheia?
    Onde estão vcs para dizer que diante Dele todos são iguais e semelhantes a Ele?

    “Amai ao próximo como a ti mesmo” e “Não julgueis para que não sejais julgados”.

    Vamos canalizar toda essa energia para algo realmente util:vamos proteger nossas crianças!
    Onde estão os nossos bons cristãos para impedir essa violência? Nas igrejas?
    Criando mais dogmas, num “mundinho” só deles, a imagem e semelhança de suas cabeças?

    Desculpem-me, mas faz muito tempo que cansei de tanta hipocrisia. Se Jesus descesse do Céu e visse o que fizeram com o Cristianismo Dele, Ele faria bem pior que apenas virar mesas no Templo Sagrado e chamar esses que se dizem mensageiros de suas palavras de “fariseus hipócritas”.

    Vc ama seu filho porque tá na Bíblia? Vc pratica o bem porque tá na Bíblia?
    Não. Vc pratica o bem porque vc é imagem e semelhança de Deus. E por isso, sua essência de bondade se faz presente e vc pratica o bem.

    A Bíblia contém palavras de Fé e é muito mais que um livro de “regrinhas básicas de como entrar para o Reino dos Céus”. A vida não é um conjunto de regras. Sentimento não é um conjunto de regras. Perdão, amor e salvação não são um conjunto de regras. Se vc “cristão”, não consegue entender isso, não tem anos de estudo bíblico no mundo que o faça.

    Parem de julgar e querer apontar o (suposto?) erro alheio. Haverá o dia do julgamento para isso. E lá saberemos, cada um de nós, se estivemos certos ou errados. E cada um dará conta de suas ações. Apenas de suas p?oprias ações.

    Olhem para dentro de si e se entendam unicamente com Deus porque é isso que importa: vc e Deus.

    Que Jesus lhes dêem luz para entender o simples: Deus é amor. O resto é contenda dos homens.

    Irmãos e irmãs,
    amai-vos, respeitai-vos, pratiquem o bem porque isso é bom aos olhos de Deus.

    Fiquem com Jesus, Paz, Namastê, salamaleico, shalom!
    Amém!

  • Anna disse:

    Eu como uma estudiosa amadora da Biblia sagrada e da história da religião pela terra, embora faça isso por hobby, e ter crescido e vivido dentro de uma igreja evangélica tradicional com sua doutrina fundamentada nos ensinamentos de Calvino, me atrevo a dizer que as palavras ali escritas podem ter sido alteradas diversas vezes, por que a Biblia que hoje temos conhecimento já teve tantas traduções no decorrer da história do cristianismo que muita coisa ali pode ter sido colocada pelo homem, pelo que estudei até aqui ela teria sido escrita por diversos autores em hebraico, aramaico, grego e depois foi traduzida para o latim, para só depois Lutero traduzí-la para o alemão e assim por diante.
    O que a humanidade precisa aprender é que homens em toda a história usaram o nome de Deus para usurpar terras, queimar pessoas que discordavam de suas leis, torturar e até estuprar mulheres e crianças e hoje como essas práticas são puníveis eles usam o nome de Deus para fazer com que as pessoas condenem outros seres humanos através do preconceito.
    Concordo plenamente com vc Helena Deus é amor e não essa pessoa má que fica sempre julgando e condenando como os chamdos “donos da verdade vem dito” e Ele nos ensina a amar uns aos outros o dia em que o ser humana aprender a amar o seu irmão acabam-se as diferenças por que o amor supera tudo.
    Muito já se matou, feriu e roubou em nome de Deus, agora é o momento de se amar em nome de Deus.

    Anna

  • Régis disse:

    De fato, a bíblia diz tudo isso. Porém, nem todos os versículos da Bíblia podem ser considerados verdades absolutas se lidos separadamente do contexto em que foram inseridos. Cito abaixo, alguns que são verdades absolutas;

    “Amarás o teu Deus acima de todas a coisas…” Mateus 22:37

    “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:39

    “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.” Romanos 1:26-27

    “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13:4

    “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” Mateus 11:28

    Não quero aqui apontar erros ou “pecados” de outros, tenho pecados demais à serem vencidos. Venho aqui apenas mostrar algumas coisas que a bíblia diaz à respeito do homossexualismo e que jamais poderei ir contra. Se isso for de fato homofobia, provavelmente daqui a alguns anos eu esteja preso devido a minha fé.

    Independente de você crer ou não na Bíblia, isso está escrito lá. Como eu creio que é a Verdade, tenho o dever de lhes mostrar.

    AMO VOCÊS E QUE VOCÊS SEJAM AS PESSOAS MAIS FELIZES DA TERRA!!

    Que Deus abençõe a todos!!!

  • Flor disse:

    Parabéns pela abordagem do tema.
    Grata pela disponibilização do documentário…ajudou a consolidar alguns conceitos pessoais.
    Ouvi dizer e acredito nisto “Deus habita no íntimo do íntimo de cada um de nós”…
    No mais é a eterna luta dos “mocinhos contra os bandidos”.
    O complicado é conseguir “enxergar” além dos “mocinhos e bandidos”, é difícil perceber Deus (Amor) naqueles que “conceituamos” como os “bandidos”, mas dizem que a humanidade está evoluindo…

  • Luh disse:

    1º Video:
    Já comentei que eu amo Vc’s??
    /Falando sério agora!!
    Geeente Amei esse Negocio..
    Eu sou uma digamos “Ex-Crente” de Familia Pura e Totalmente Evangelica. Eu me desvincilhei da igreja pelos seus dogmas, Mais eu Acredito Que Deus é Acima de Tudo e tudo é dEle e foi feito pra Ele!
    Sempre faço orações pedindo pra que Ele me perdoe e dizendo que eu O AMO acima de Tudo… Beem triste…
    Sério Messmo!!
    Esse Video Mudou a minha Vida!
    Já comentei que eu amo Vc’s???

    2º Video:

    Aiii Deve ter doido né??? Essa foi sem guspe! HAUHSUHAUHSUH
    Se fodeu!!huhuhuhh ‘~’

  • Jey disse:

    Eu não entendo, se esses religiosos ( Rá? ) Nos criticam tanto, oque vêem fazer aki no Parada?

  • Paula Fernandes disse:

    Sou filha de evangelcos e nem por isso quando assumi minha vida homossexual Deus me abandonou ele continua do meu lado e foi o unico que não me condenou mas continuou me amando e me abençoado, Deus nunca nos abandona por tomar atitudes seja ela qual for,nós que tomamos nossas atitudes e depois acabamos nos condenando e deixando que as pessoas nos condene, Deus nos deu livre arbtrio.
    Eu fui menbra fiel de uma igreja e deixei de ser por assumir para mim o que eu era na verdade, mesmo tendo pedido tanto a Deus para tirar de mim o que na época achava que era pecado, quantas vezes orei e fiz jenjum mas estou eu hoje aqui feliz por ser o que sou, Deus me ama e me abençoa da mesma forma,ele me faz me sentir bem por que eu me permito isso, e estou sempre orando é pedindo a ele para que eu seja a cada dia uma pessoa melhor tenha um coração limpo, bom, sem maldades e pervercidades, por que o que Deus quer ver é o nosso coração perante a ele e aos outros.
    parabens pelo tema.

  • lika disse:

    O limite de downloads já foi excedido.
    Por favor, tem como disponibilizar novamente.

  • Carol disse:

    Gente… simplesmente mudou minha vida….
    vcs n têm idéia de como eu to me sentindo bem =D
    Obrigada de coração Helena!!
    bjoss

  • _D disse:

    Peerfeito! SEM PALAVRAS.

  • nk-queh disse:

    eu chorei muito…

    principalmente na hora do pastor gritando abominação, não gosto de ouvir isso.

    e chorei depois com as famílias e ao ver as fotos das pessoas mortas…

    fico triste quando penso na irresponsabilidade desses pseudopastores e de que somos vitmas todos os dias disso.

  • ELOISA JOLIE disse:

    As pessoas acham que ser homossexual ‘e uma escolha,tal como escolher em que faculdade entrar, escolher o que vai comer hoje, escolher se vai usar saia, ou bermuda, escolher qual perfume comprar… enfim, se fosse uma escolha. acredita mesmo que eu iria querer passar por tanto preconceito, como todas passamos?
    Ser o que sou, esta longe de ser uma escolha, foi Deus quem criou a todos da maneira como ele queria criar, e amo Deus por sempre me guiar,para que nao deixe torpecar. somente ele me levanta quando caio. Passei muito tempo me condenando, me sentindo uma pessoa completamente culpada, me torturando por achar que Deus seria um grande carrasco, mas hoje sei que isso nao ‘e uma escolha, ‘e um sentimento,e que pra tudo tem um proposito, e que a tempo pra tudo abaixo do ceu….

  • Aninha disse:

    “Nossas mãos não foram feitas para atirar pedras.

    Nossas mãos foram feitas para segurar outras mãos.”

    Só isso faria o texto ser perfeito.

    E ficou mais-do-que-perfeito!

    Parabéns pelas palavras inteligentes, sinceras e sensíveis.

    Beijos

  • T. Anarthali disse:

    OLÁ. Primeiramente, agradeço a liberdade exercitada neste site maravilhoso e de excelente nível.
    Como visitante, cumpro aqui a obrigação e urbanidade em respeitar este espaço, também como civilizado que sou.
    Em casa alheia, quando se entra, deve-se pedir licença para entrar e até para falar e etc.
    Pois bem, mesmo por ter sofrido muito preconceito da parte social, por questão de minha bissexualidade, resolvi muito cedo ainda, estudar a Bíblia, e após vários outros livros sagrados. Mas fiz tudo FRIAMENTE. Não usei a emoção, mas sim a RACIONALIDADE. Não cultuo o “vitimismo”.
    Penso que, o mais sensato é vivermos para o ENTENDIMENTO, e conseguido isto, alcançamos a SUPERAÇÃO e AUTO-SUPERAÇÃO. Se alguém, antes de vir a CRITICAR, fizer uma AUTO-CRÍTICA, irá poupar a SÍ e aos OUTROS, de muitos transtornos, isto no âmbito SOCIAL e EXISTENCIAL.

    Vejamos: A BÍBLIA foi escrita em parte na JUDÉIA e em outras partes na GRÉCIA. Estes lugares ADOTAVAM e AINDA ADOTAM a SUPER VALORIZAÇÂO do PRINCIPIO MASCULINO (diga-se: “O” HOMEM), e com isto todos os PRECONCEITOS TÍPICOS. São ainda FALOCRATAS, e assim influenciaram toda a sociedade MUNDIAL. E foi escrita por HOMENS RUDES.
    Quem no momento de ORAR, nesta hora IMAGINA um DEUS IDOSO e BARBUDO, está BITOLADA(O) pela LAVAGEM CEREBRAL.

    Vejamos bem, DEUSA/DEUS está em TUDO e no TODO. ELA/ELE contém o TUDO e TODO. CRIOU o TUDO e o TODO. Resumindo: É O TUDO E TODO. CONTÉM e está CONTIDO. PRINCÍPIO e FIM, sucessivamente. DEUS é FEMININO(A) e MASCULINO(A). ELE/ELA possui/contém AMBOS, e sem as “DIVISÕES” que criamos como Seres Imperfeitos(Humanos).
    (Pesquisei durante anos de minha vida. E continuo)

    Portanto, minha gente, NÃO SE SINTAM “CULPADAS(OS)” por causa da SEXUALIDADE, pois isto é apenas um DETALHE na EXISTÊNCIA das COISAS. UM “PINGO” NO ESPAÇO SIDERAL. NAS GALÁXIAS.

    ABRAÇOS e BOA SORTE

  • Rebel Heart disse:

    Cara Michele

    Você diz que teve anos e anos estudando a bliblía mas já ví que você não aprendeu nada.
    Se tivesse aprendido não diria que a bliblía é “clarissima”, de todos os adjectivos que se possa dar à bliblia, o adjectico “Claro” passa longe.
    Você diz que a blibia diz claramente que homosexualidade é pecado, Minha cara aquilo que está lá escrito foi traduzido de uma língua muito confusa e muito propensa a erros quando da sua tradução. Dou-te um exemplo
    “Não errais: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem malakoi, nem arsenokoitai… herdarão os reino de Deus” (I Coríntios 6:9-10) (Wikipedia)

    Esta é uma passagem biblica que voce pode achar no livro do Corintios. O que há de errado com essa passagem?

    1-Traducção: a palavra malakoi e arsenokoitai traduzido literalmente segnifica “mole ou macio”, foi traduzida na bliblia por estas palavras “depravados” “”pervertidos”, “efeminados”, “efebos”, “meninos prostitutos” e você acredita que há versões bliblica mais recentes que a traduziram por “homosexuais”?
    Você viu alguma relação nessas palavras? Eu te digo como os homens da igreja chegaran a essa interpretação:
    o termo malakoi era usado pelas pessoas referindo-se a outras nos termos de “devasso” “lasso” ou “efeminado”. Ora bem para a palavra “efeminado”, os “homens da igreja” julgaram que so se poderia se tratar dos homosexuais. MAs isso está errado pq o mesmo termo tb pode-se ser usado a um homem mulherengo, o que é um “pecado”, mais uma vez a biblia foi usada de acordo com o desejo e com que servia seus interesses.

    dou-te mais duas passagens na biblia que foram usadas para julgar os homossexuais.

    Levitico 18:22 O livro levítico é o terceiro livro do velho testamento, há quanto tempo isso foi escrito? espera um pouco eu fazer as minhas contas… o q quero disser é que nesse periodo, o principal mandamento de Deus era criái e multiplicái, o que estava em causa ali era o uso do sémen somente para a procriação e qualquer uso que fosse feito nao tendo esse fim, era considerado pecado, por exemplo a masturbação, foi citado vãrias situações de tal pecado nesse capítulo 18 do Levítico, mas o considerado pecado mortal e sem direito ao amor de Deus e ao céu foi o vesciculo 22, porque será? A questão era sémem e nunca o ato homosexual em si.

    Ultimo exemplo que vou te dar do uso da biblia contra os homosexuais: Génesis 19 A Destruição de Sodoma e Gomorra. Como voce diz que estudou a biblia voce deve saber o que se passou lá. Se não sabe te digo: A hospitaliade sempre caracterizou o povo das terras mesopotanas e aquelas civilizaçoes por aqueles lados ali, essa era a principal virtude desse povo, tratar bem os estrangeiros. Pois aconteceu que esse povo passou a não receber os visitantes em suas casas e até mesmo lhes tratar mal, pois Deus revoltou-se e anunciou a destruição de Sodoma e Gomorra mas antes ele mandou dois anjos em forma de visitantes para tentar ver como o povo reagiria. E Jó ao receber bem os estrangeiros em sua casa, os moradores da cidade não gostaram de tal acto, foram a casa de jó exigir que os estrangeiro fossem expulsos, e trazidos para fora a fim do povo lhes conhecer bem (Conhecer bem=abusados sexualmente) foi assim interpretado como penetração anal e o uso foi logo contra homosexuais. Pois bem naquele tempo, penetração anal era usado como sinal de humilhação, por exemplo os prisioneiros de guera eram feitos assim para que eles fossem humilhados e castigados, e esse acto não era praticado por homosexuais mas sim por homens heterros. Mas voces dizem que Sodoma e Gomorra foi destruida por causa da homosexualidade. Agora me diga o que um homosexual tem a ver com isso? Ele que está com o sua parceiro por um unico motivo AMOR.

    Essas passagens que supostamente julgam os homosexuais são usadas a toda a hora, mas passagens na biblia que suportam o homosexualismo ou assim poderá ser interpretado pelos homosexuais, a essas passagens não se fala nada. Como por exemplo Rute: 1:17.18, Samuel 1:26 ou Daniel 1:9 são passagens que tem falas bem “romanticas” entre pessoas do mesmo sexo, mas voces insistem em caracterizar por “Amizades fortes” porque os protagonizantes são pessoas que fizeram grandes obras na biblia protegidos e guiados sempre por Deus Nosso Senhor.

    Eu não estudei a biblia mas sei o quanto os homens podem ser destorcivos quando o assunto é interesse em um determinado assunto. Quando foi precisso condenar os negros, todas as passagens na biblia surgiram, quando foi precisso exaltar a religiao catolica, aparecem todos e agora eh a vez dos homossexuais, nada me espanta.

  • Carlos disse:

    Uma “escritora” que não consegue receber críticas deve procurar outra profissão, urgentemente…

  • Rebel Heart disse:

    So queria PARABENIZAR a Helena por esse artigo. Realmente esta muito bem escrito. Temos k nos juntar e lutar contra essas ” mentes preguisosas” que se sentam nas cadeiras e deixam q um tolo qualquer no altar lhes introduza conceitos na mente sem sequer darem ao trabalho de questionar ao ponto de julgarem seus próprios filhos, seus próximos e irmaos em DEUS. Chorei muito ao ouvir essas pessoas nos chamarem de nomes tão cruéis . Acho k nunka na minha vida chorei tanto quando disse a minha mãe que era lésbica e ver tanto desprezo e nojo no rosto de quem mais amo nessa vida. Nao sera suficiente toda essa dor e angustia K sentimos quando percebemos k somos ” diferentes?” . Vocês ainda tem que pisar em cima???
    NOS DEIXEM EM PAZ POR FAVOR

  • Bruka disse:

    Minhas caras colegas,
    nao queria falar sobre o filme citado, mas sim, sobre alguns filmes que estao sendo lançados e estao sendo “pouco” divulgados.
    no caso sao os filmes, “enquanto dura o amor?” e “do começo ao fim”.
    Eles nao serão lançados nos cinemas do brasil!?
    Como podemos fazer pra assistir esses filmes!?

    gostaria de um retorno, se possivel.
    bjos.

  • Paulla Walescca disse:

    Ola pessoal,

    Caro ou Cara, Rebel Heart,

    Quero dizer que muito ao contrario do que vc diz, SIM a biblia eh muito clara, mas para pessoas que a estudam, para isso as igrejas dao aulas de estudo biblico, para que vc entenda a biblia e n fale bobagens por aí.
    Sou gay, sou casada e estou com a minha esposa a 6 anos, minha familia toda eh evangelica e eu tb, amo Deus acima de todas as coisas e sou realista, sim Homosexualismo é pecado e diz isso CLARAMENTE na Biblia em Romanos 1, verciculo 6 se n me engano, n leio ja tem um tempo mas estou certa que eh em Romanos 1.

    Mas o meu ponto aqui eh que pra mim n importa se eh pecado, me importa eh que indo pro inferno ou n eu vou aproveitar a minha vida ao lado da mulher que amo, sei que essa decisao tera consequencias, mas n podemos deixar o tempo passar pensando no que vai acontecer sei la daki a quanto tempo, penso no agora, e penso que estou do lado da pessoa que eu amo e que me faz feliz, e que quando eu estiver velha vou olhar pra tras e dar Graças a Deus por ter aproveitado bem a vida enquanto era jovem, n lamentarei pelo passado, o que de fato tb eh pecado.

    Entao n vamos falar sobre quem sabe o n sobre a biblia, vamos simplismente viver o agora e se alguem quer viver exatamente como a biblia manda, que viva, problema de cada um, somos uma democracia!!

    Parabens pelo texto Helena!!

    Beijos a todos

  • lyz disse:

    ” Desde quando discordar significa atacar?” Transcrevo essa sua parte do texto porque concordo em grau, numero e gênero.

    Discordo que a “SAGRADA” veio para nos punir, nos queimar, nos segregar, nesse regime separatista que tanto nos execra. Sou lésbica, negra,baiana, sem estudo e sem emprego. Tenho uma mão de coisas feitas para dar errado, mas tenho a outra mão para contrapor o que “ACHAM” errado e ruim, e os pés para me levar a esses acertos. VOU AONDE QUISER.

    Somos o que somos e isso nada tem haver com dignidade, ou compromisso. Somos pessoas que não quizemos machar como o exercito em sua grande maioria, para morrer afogadas no mar da disfarcatêz ou da mentira. Pagamos um preço alto por sermos autênticas. sabemos disso e estamos aqui para lutar pela nossa existência e pela cidadania plena.

    Queremos acessos aos nossos direitos. Direitos constitucionais que nos afirmam no artigo V da CARTA MAGNA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL que todos somos iguais perante a LEI.

    Saud@ções de harmonia, revolucionárias de luta pela equidade e anti lesbofobia!

    LYZ 22/09/2009
    LGBT OMNI
    Conselho Municipal
    de Defesa dos Direitos
    da Mulher
    Cruz das Almas.Bahia
    http://www.lyzedebora.blogspot.com
    site oficial em construção.

  • paula acreana disse:

    adorei…….o filme e mara e o comentario da helena mais aindaa,não sei se sou lesbica sinto atração por mulheres mais ñ fiquei com menhuma aindaaa……….mais adorei creio q Cristo o Salvador ama todos,então ñ teria sentido vim ao mundo feito homem carregando uma cruz pra nos Salvar……..Ele eh amor,e amor ñ vai destiguir a quem amar…………

    foi a primeira vez q entrei no blog e adorei vou visitar mais vezes….

    e por favor me ajudem……..preciso saber s sou lesbica ou ñ……

    bjinhos espero respostas

  • roberto quintas disse:

    excelente texto.
    o mais incrigel é ver um cristão que, supostamente leu a bíblia, ainda afirme que a homossexualidade seja algo que contrarie a “palavra de Deus”.

  • kezia_19 disse:

    Eu só queria dizer que é bom discutirmos sobre o assunto “religião” e entendo que todos queiram dar a sua opinião,porém eu acho que no final ñ importa si é certo ou errado.
    Só saberemos quem terá razão no fim de tudo,e creio que mesmo com nossos pecados nós possamos ser salvos,pois o quer conta ñ é só a nossa opção sexual ,mas também o que somos no nosso dia-dia com nossa família,amigos e toda a sociedade.
    Nasci em um lar evangélico e sou lésbica e todos os dias peço perdão a Deus ñ por ser lésbica ,mas sim por errar comu todos erramos e agradecer por Ele abençoar a minha vida e a minha família.

    Helena gostei muito de tudo e entendi sua mensagem…Obrigada e continue com seu trabalho maravilhozo. *-*
    _______________Bjs ?

  • Sabrina disse:

    Nossa realmente fiquei impressionada com essas palavras….

    Deus na sua infinita sabedoria e amor aos seus filhos julgaria cada um deles?

    Deus não criou os espiritos para habtarem nossos corpos, segundo o espiritismo o espirito não tem sexo e pode encarnar uma vida num corpo de mulher e em outra vida num corpo de homem trazendo consigo pekenas memorias e habtos da ultima encarnação, ou seja se ele tem caracteristicas de um passado, por que não o desejo de alguem do msm sexo em corpo e talves sexos opostos em espirito.

    diversas duvidas em relação a isso ja foram geradas, depois q compreendi o verdadeiro sentido das palavras de Deus essa não é mais uma preocupação minha

    Alias existe barreiras para o amor?

  • gabriel disse:

    eu concordo absolutamente com tudo em que a li (lá em cima) falou, eu prefiro não seguir nenhuma religião e deixar isso pra quem gosta ou acredita.

  • David disse:

    Oi,
    Gostaria muito de postar esse excelente texto em meu blog, vc me autoriza??
    Parabéns, tenho também uma visão sobre a incondicionalidade do amor divino. sou filho de Pastor, sou hétero e minha namorada é bi. Imagina…

  • Helena disse:

    Oi, David, claro!
    Autorizado! ;]

    Abraço.

  • Toni disse:

    CORREÇÃO:

    …peguei o bonde andando; e ainda por acaso. mas qual religião, devoção… prega ódio em vez d amor? violência em vez d paz? Mas a danada da hipocrisia ainda sustenta as barbáries do homem, ainda mais qdo o preconceito impera. Independente do q diz nos versículos bíblicos (ta aí um prato cheio pra pra quem quer criticar, condenar e esconder seus preconceitos), me comovo com sua enfática e ardente defesa; cara Helena. Temos tanta coisa a fazer para melhorar nosso meio, nosso mundo… e ainda tem gente se preocupando com a vida alheia.

  • Naty disse:

    Maravilhoso! O filme é realmente transformador! O texto é incrivel! Parabéns!!!

    Um beijo enorme.

  • Felipe disse:

    Olá Helena, como podemos perceber você tem um excelente curriculo, comcerteza um ser humano que batalhou muito pelo seus ideais.
    Parabens pela sua formação e por sua vasta experiencia adquirida ao longo dos anos.
    Sou evangelico e não vim criticar a nenhuma de vocês e lhe garanto que amo muito vocês, não podemos dar ouvidos a mentes pequenas que difamam o homossexualismo e nem aqueles que julgam os evangelicos, quem desrespeita o seu proximo já não cumpre o maior mandamento deixado por Jesus na biblia, então como evangelico não vim criticar nem mandar vocês trocarem de vida, pois estaria contradizendo a minha fé que á amar ao proximo (Seja quem for e qual suas opções de vida)o maior mandamento, e como sou discipulo de Jesus quero viver aquilo que ele pregou sobre minha vida, toda plenitude de espirito, alma e corpo, vivo porque Jesus entregou sua vida por mim, quando sinto que falta algo sobre minha vida, quando não vejo sentido, olho para Jesus que me ama muito e vive dentro de mim, reconhecendo que preciso dele, não como Nietzsche
    descreveu (embora em parte é verdade)os humanos buscam Deus para seu satisfazer suas mais baixas vontades e por isso Nietzche sepultou Deus, mas não busco Deus para satisfazer minhas vontades, busco a Deus porque sem ele me falta uma parte é como cortar metade do meu corpo, não necessito dele para enriquecer ou para apoiar minhas vontades necessito dele porque só serei um ser humano em sua plenitude com Deus, pois ele criou nós para vivermos ligados a ele por isso necessito de Deus não para mim, mas ele que me escolheu para ele,não pedi para nascer nem eu e nem você escolhemos nascer simplesmente nascemos e nascemos para Deus, vivo para ele e por ele.
    Amo vocês.
    Bjus.

  • Kaly disse:

    Olá! Helena Paix,
    Complicado, eu nasci na igreja, minha avó é missionaria e é formada em Teologia (só p/ ter uma norção da pressão que é viver com ela) morrei com minha avó desde criança. Bem! Eu sou gay (só no nome e na vontade… pq nem em sonhos minha mãe e vó podem descobrir), mas também sei que é errado, e que diz na Biblia que “se também um homem que se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticam o pecado cousa abominável: serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. Levítico 20:13″ O titulo do capitulo é “Uniões Abomináveis” “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. Levítico 18:22.”
    Bom! Minha religião, se é que eu fasso parte dela, fala que: “-Não odiamos os gays, mais eles tem de pedir pedão e virar nova criatura, ou seja, hetero. Tem que abandonar o pecado.” Nossa!!! Chegar doer o coração quando eu ouço isso.
    Resumo: Eu creio e acredito em Deus e na biblia também, até porque ela foi escrita por homens e inspirada por Deus, acredito na Biblia portanto acredito nos em Levítico. Se é a cruz que eu tenho que carregar, eu já estou carregando.
    Quando minha mãe e minha avó falam que ser gay é “uma pouca vergonha” e que a Biblia diz que é errado eu fico confusa, até porque se fosse p/ eu escolher eu queria ser hetero (que vcs me perdoem) p/ não ter de dar tanto desgosto a minha família, mas simplismente não consigo gostar de nenhum garoto. Pena eu ter de fazer de conta que gosto, por conta da minha religião.

    Parabéns pelo texto escrito pois foi bem confortante ouvir este outro lado de alguém…

  • Natalie disse:

    Mto bom o texto Helena. Eu nao gosto muito de discutir religiao, geralmente e um assunto que exalta demais os animos e ai a coisa fica feia…porque eu acredito que “discutir” significa colocar opinioes diferentes de forma, civilizada, adulta, coerente. E, geralmente, nao e o que acontece quando entra religiao no meio.
    Acho uma grande besteira se tentar levar a Biblia ao pe da letra, afinal, sera que tem MESMO quem ainda acredita em Adao e Eva? Deve ter, ne? Como tem quem acedita em tantas outras coisas que estao fora da Biblia mas dentro dos dogmas de outras religioes pelo mundo.
    Este e um grande problema da civilizacao judaico-crista…se acha o centro do Universo, isto desde la de tras e tome Cruzadas, Inquisicao, Evangelizacoes a forca…
    Fui criada no Cristianismo, mas ha muito deixei de ser catolica. Acredito em Deus sim, acredito no Jesus historico e que veio ensinar o AMOR.
    E nunca, nada nem ninguem vai conseguir me convencer que entre as licoes por Ele deixadas, estaria a de se condenar alguem simplesmente por ser diferente da maioria.
    E, na boa, ler a Biblia, escrita por HOMENS, a tanto tempo, tantas vezes traduzida e retraduzida – e como qq um sabe, muitas vezes com uma traducao mais de acordo com o que se queria dizer e nao com o que estava escrito – e de um grau de insensatez que beira o ridiculo.

    Parabens Helena, belo texto.

    bjo

  • Ana disse:

    ..Dizer o que.. =D

    …Deus tem cuidado de mim todos esses anos de minha vida, e sinceramente ele nunca me criticou em relação a minha homossexualidade..pelo contrario..sempre encontrei conforto e ajuda quando nós conversamos..

    Obs: Ele sempre “lê” coração, “lê” bondade, não lê “rótulos”..

    Parabéns Helena.. Lindo texto!

  • Sphie disse:

    Esse documentário, de fato, é bem fundamentado e inteligente. Foi de grande utilidade para mim a postagem que vc fez. Digo por fim de pesquisa mesmo. Vc só acaba por equivocar em relação às passagens bíblicas e à colocação das mesmas em um contexto que presume uma interpretação errada. Para utilizar passagens bíblicas soltas, vc deve entendê-las muito bem e colocá-las no contexto correto, analisando o mesmo contexto na bíblia, já que, como vc mesmo mostrou nessa postagem, não devemos interpretar as passagens bíblicas ao nosso bel prazer, emoções e momentos.
    A má utilização/colocação de qualquer que seja o texto, acaba por fazer perder a credibilidade do mesmo. Vc como jornalista deve saber disso.
    Mas, de qualquer forma, parabéns pelo texto e pelo estudo. Foi o melhor vídeo que já foi postado aqui no site, na minha opinião.

  • Jaqueline Perdigão disse:

    Parabéns Helena!
    Hoje frequento uma igreja evangelica, me aceitam e respeitam, nao ficam me obrigando a nada.
    Vou porque estou procurando por Deus e o encontrei, uma paz incrivel.
    Como diz o pastor dessa igreja. “O que Deus tiver que tirar sera retirado”
    Acredito que a partir do momento que esta com uma mulher, e vcs se amam nao tem pq ser pecado!rs
    O importante e o amor, o respeito!
    Que seja a enviada por Deus e honre esse sentimento…mas quando e uma verdadeira bagunça, uma aqui outra ali..realmente nao e certo!
    Mas o seu texto…perfeito!

  • Carol disse:

    sem comentérios
    o texto foi muito bem elaborado
    e de fácil compreenção

    por mais q eu seja lésbica eu vou na igreja próxima a minha casa
    gosto de ver as pregações
    mas me sentia um pouco reprimida quando falavam sobre homossexualidae
    mas pensando bem bem…
    Deus quer me ver feliz
    e sou feliz
    então sei que Deus se sente feliz com meu bem estar.

  • CEL disse:

    parabens HELENA!! você é extremamente fantastica ,aliás nao sei como defini-la ,mais concordo com vc plenamente !! DEUS é a nossa sabedoria,até quando o homem irá usá-lo para se ter seus dominios? porque isso? acredito eu que muitos usam a sagrada biblia para se esconder,se esconder porque?será que é para se ter beneficios?pois somos todos iguais,nao tenho dúvida disso,claro que existem principios ,cultura ,influencias,mais nao nos dar o direito de julgar qualquer ser.escolhas sao escolhas ,e vir ao mundo seja como for ,tipo gay ,hetero ,nao me importa como as pessoas destacam isso ,é uma escolha do nosso unipotentte DEUS !!! seja vc mesmo ,ou morrerás eternamente infeliz cuidando da vida das outras pessoas !! amo vc helena.bjs a todos.

  • anjjo disse:

    Gostaria de dizer que adorei o texto e concordo plenamente com ele. sou católica praticante e em conversas com alguns parocos da minha diocese pude perceber que essa visão de que o simples fato de ser homo é pecado esta mundando aos POUCOS. Pois é muito mais importante ao ser humano suas ações para o bem e n a sua opsão sexual…

  • Quel disse:

    Helena, vc é fantástica!

  • Alice disse:

    Eu fiquei com muita vontade de assistir este filme, mas tentei baixa-lo duas vezes e não consegui por causa de tempo excedido, o arquivo é muito grande, começa a baixar normal, só que depois para o dowload. Queria saber se tem como alguém me indicar um link para este filme num arquivo mais compactado. Ou se tenho mesmo q aumentar a velocidade da net pra conseguir baixar, a minha conexão atual é de 300k.

  • adrynha disse:

    quem de nós tem a verdade, tem semelhança em DEUS na
    necessidade dos homens, só DEUS.Porque então fazemos
    com que nossa vida e a vida do próximo seja um inferno
    se somos criaturas divinas
    explicar quase impossível,se a humanidade parasse de
    advogar em causa própria, e simplesmente amasse, ñ
    precisaria explicar nada, porque nada interessaria
    além de ver todos bem e felizes.
    por tudo isso simplesmente amem, sem se importar com
    que os outros pensem ou falem, porque isso ñ nos diz
    respeito viveríamos muito mais felizes.

    bjs
    Adrynha

Comente!

Adicione seu comentário abaixo ou faça uma referência em seu prório site. Você também pode se inscrever subscribe to these comments via RSS.

Seja legal, evite não sair do tópico e não faça spams .

Você pode utilizar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este site possui Gravatar, para ter seu AVATAR personalizado visite Gravatar.